Inscreva-se em nossa Newsletter

Fechar Fechar

Cadastre seu e-mail e receba informações
e promoções!

Fechar Fechar

Conte com nossos consultores
para ajudar na compra de seu produto

Compre pelo chat Compre pelo telefone

(11) 3341-1822

Compre pelo telefone *De 2ª a 6ª, das 8:30h às 18h00
*Sábados, das 8:30h às 12h30

5 estratégias neurológicas usadas para aumentar vendas

03/03/2015

As estratégias neurológicas estão sendo cada vez mais utilizadas como meio de conversão pelas empresas. Trata- se do marketing neurológico que vem sendo desenvolvido e introduzido amplamente no mercado. Isto significa que, através de métodos sutis é possível captar a atenção do cliente e convencê-lo de que possui o produto que ele necessita. Selecionamos algumas das estratégias mais utilizadas e comprovadamente satisfatórias.

Observe estas estratégias e adapte cada uma delas na sua empresa.

1. Tenha uma razão para o seu produto

Um estudo realizado com um grupo de consumidores concluiu que, as pessoas compram mais quando lhes é atribuída alguma razão para o produto. No estudo uma pessoa se aproximava de uma fila para tirar cópias numa máquina de xerox e usava as seguintes frases:

1. Desculpe, eu só tenho 5 páginas posso passar na frente para tirar as cópias?

2. Desculpe, eu só tenho 5 páginas posso passar na frente para tirar as cópias por que estou com pressa?

Ao utilizar a primeira frase a pessoa só conseguiu que 60% dos presentes lhe dessem passagem, já ao utilizar a segunda frase, 94% atenderam o seu pedido. Como vemos, a razão, mesmo que sem um propósito definido, é mais convincente.

2. Use as mãos para parecer mais simpático

Ao usar gestos com as mãos um palestrante conseguiu parecer mais simpático e convincente do que quando utilizou o dedo indicador numa palestra semelhante. Na primeira ocasião em que usou as mãos, ele fez questão de exibir as suas palmas voltadas para o público. Este gesto demonstra que você não oferece perigo, e o cérebro se sente mais confortável com isso. A palestra na qual ele usou o dedo indicador e as costas das mãos não foi muito bem sucedida e ele não obteve a retenção do público.

Assim sendo, utilize as palmas das mãos para demonstrar que você está tentando ser simpático e conquiste a atenção do cliente.

3. Lembre-se do paradoxo da escolha para aumentar vendas

Hoje em dia há milhares de produtos disponíveis nas prateleiras dos supermercados, e a quantidade é tanta que os clientes podem se sentir frustrados. Acontece que o excesso de oferta dificulta a escolha do produto e inconscientemente interpretamos como se tivéssemos feito a escolha errada. Muitas vezes a compra não é realizada justamente pela indecisão provocada pelas incontáveis marcas e especificações.

Quando a oferta é menor, a escolha do cliente é feita de forma mais rápida e segura.

4. Use o dinheiro para motivar a compra

Ninguém gosta de perder dinheiro, então incentive a compra através deste meio. Demonstre o valor da economia versus a qualidade do produto. O cliente valoriza o dinheiro conquistado e não quer se sentir lesado de maneira alguma. Durante os estudos neurológicos desenvolvidos por uma universidade estrangeira, foram distribuídos 4 mil dólares a uma parcela de professores em troca de melhores resultados dos alunos, caso contrário, parte do dinheiro teria de ser devolvido. Para a outra parcela de professores foi prometido o dobro do valor, 8 mil dólares, mas estes não receberam o dinheiro. Aqueles professores que receberam o dinheiro se esforçaram mais do que aqueles que poderiam ganhar o dobro, concluindo que as pessoas preferem não ganhar mais a perder o que foi conquistado.

5. Estude as cores, o cheiro e o som que combinam com o seu estabelecimento

Você pode perceber que nas grandes redes de lojas sempre há um som ambiente, um cheiro característico e cores harmoniosas. Tudo isso trata-se de um método estratégico para proporcionar experiências sensoriais relacionadas ao bem estar que favorecem a compra. Para cada tipo de negócio há uma cor, ou cheiro específicos, basta pesquisar e aplicar na sua loja ou negócio.

Desejamos sucesso que você venda mais com estas dicas. Sucesso.