Inscreva-se em nossa Newsletter

Fechar Fechar

Cadastre seu e-mail e receba informações
e promoções!

Fechar Fechar

Conte com nossos consultores
para ajudar na compra de seu produto

Compre pelo chat Compre pelo telefone

(11) 3341-1822

Compre pelo telefone *De 2ª a 6ª, das 8:30h às 18h00
*Sábados, das 8:30h às 12h30

6 maneiras para conquistar a fidelidade dos seus clientes

07/05/2015

Manter todos os esforços na busca de novos contratos pode ser tentador. Mas são os seus atuais cliente, não importa o quão pequenos eles sejam, que vão manter o seu negócio prosperando.

Segundo um artigo publicado no site da revista americana Entrepreneur, o segredo para manter um cliente ativo é manter uma política efetiva de comunicação com ele. “Um follow-up efetivo começa imediatamente depois da venda, quando você entra em contato com o cliente para dizer obrigado e descobrir se ele ou ela ficou satisfeito com o seu produto ou serviço”, afirma o texto.
Há pelo menos seis maneiras efetivas de fazer um follow-up que garanta que o seu negócio esteja sempre presente na mente do cliente. Veja abaixo:

1. Deixe os seus consumidores bem informados sobre aquilo que você está fazendo para eles. Isso pode ser feito na forma de uma newsletter enviada aos clientes atuais ou pode ser mais informal, como uma ligação telefônica. Não importa o método que você use, a chave é indicar para eles os excelentes serviços que você está oferecendo. Se você nunca fizer isso, eles poderão nunca notar.

2. Para os clientes de longa data, que tal escrever algo pessoalmente? “Eu estava sentado aqui na minha mesa e me lembrei do seu nome. Continua viajando muito? Chegaram novos modelos de malas que podem ser ideais para você.” Outra dica é: caso você encontre com um cliente em um evento, mande um bilhete no dia seguinte: “Foi ótimo encontrar você. Que tal marcamos um almoço qualquer dia destes?”

3. Mantenha o tom pessoal na comunicação. Mensagens de voz e e-mails facilitam o contato, mas o toque pessoal se perde. Se você está tendo dificuldades para entrar em contato, deixe uma mensagem informando que quer falar pessoalmente ou que irá passar no escritório para um café quando houver um tempo na agenda.

4. Lembre-se de ocasiões especiais. Mande regularmente cartões de aniversário, de boas festas etc. Presentes também são uma ótima forma de fazer follow-up. Você não precisa gastar uma fortuna para demonstrar o quanto se importa. Use a sua criatividade para inventar presentes que têm relação com o seu negócio ou com o negócio do seu cliente.

5. Compartilhe informações. Se você leu um artigo, viu um novo livro ou ouviu algo sobre uma nova companhia que pode interessar ao seu cliente, escreva uma mensagem ou faça uma ligação rápida para avisá-lo.

6. Considere ligações de follow-up como uma ação de desenvolvimento do seu negócio. Quando você fala com um cliente ou visita alguém, vai descobrir que constantemente eles têm referências e sugestões para dar que podem ser uma ideia para um novo modelo de negócio.

Via: Pequenas Empresas e Grandes Negócios