Inscreva-se em nossa Newsletter

Fechar Fechar

Cadastre seu e-mail e receba informações
e promoções!

Fechar Fechar

Conte com nossos consultores
para ajudar na compra de seu produto

Compre pelo chat Compre pelo telefone

(11) 3341-1822

Compre pelo telefone *De 2ª a 6ª, das 8:30h às 18h00
*Sábados, das 8:30h às 12h30

Burocracia tributária afeta gestão de 70% das PME’s

25/01/2015

A burocracia tributária, a falta de comunicação com o departamento de contabilidade, e uma administração precária do departamento financeiro são os principais fatores que afetam a gestão das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. É o que mostrou uma pesquisada realizada pela plataforma Nibo, especializada em gestão financeira para PMEs, com 300 gestores de pequenas e médias empresas em todo o país entre os dias 17 e 20 de novembro de 2014.

De acordo com o levantamento, 70% das empresas com menos de 50 funcionários não recebem qualquer tipo de relatório, como demonstração contábil, do seu escritório de contabilidade. O percentual é de 47% quando se trata de empresas com mais de 50 empregados.

A pesquisa mostrou ainda que 50% dos pequenos empresários que fazem o planejamento financeiro à mão não sabem ou apenas têm uma vaga ideia de quanto possui para cumprir suas obrigações. Ainda nesse quesito, 25% dos empresários não sabem o saldo bancário da sua empresa.

Segundo Gabriel Gaspar, CEO do Nibo, esses dados mostram que a gestão financeira e a comunicação com o setor de contabilidade dentre os empresários ainda é muito falha e precária.

“Esses dados mostram o quão negligenciada é a gestão de muitos pequenos empresários”, diz Gaspar. “Nós verificamos que 71% dessas empresas que já tiveram que pagar multas por falhas do setor de contabilidade organizam as suas finanças apenas por meio do Excel, e isso é um dado preocupante”, completa.

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro (Sescon-RJ) reconhece que hoje um dos grandes desafios dos escritórios de contabilidade é estar mais atento às demandas das PMEs. “Precisamos estar perto no momento da dúvida e passar nossa experiência de gestão financeira de forma cada vez mais estratégica para esses empresários”, afirma o diretor do Sescon-RJ, Richard Guedes. “O assunto não deve ser o que já foi feito, mas sim o que pode ser feito. Isto muda tudo para os contadores e para as PMEs.”

Via: Empreendedor