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23/01/2015
A atuação no mercado externo tem sido fundamental para impulsionar o crescimento do setor de produtos orgânicos no Brasil. Segundo balanço divulgado pelo Projeto Organics Brasil, o país fechou o ano de 2014 com 60 empresas associadas e exportações na ordem de US$ 136 milhões compreendendo exportadores nos segmentos de alimentos, cosméticos, serviços e têxtil. Os resultados previstos foram alcançados, apesar da instabilidade econômica no país e de mercados mundiais ainda em recuperação, além de eventos como a Copa e as eleições que contribuíram para um ano atípico. O destaque fica por conta do posicionamento dos empreendedores perante o mercado nacional e o investimento em automação comercial.
“O mercado doméstico teve novamente um peso maior, com maior volume de investimentos das empresas, seja na inovação como na criação de produtos com novos empreendedores. Esse é um movimento que cria alicerces importantes de desenvolvimento sustentável no mercado interno para que possamos ter novas iniciativas empreendedoras no mercado e mais empresas exportadoras no futuro. As exportações das empresas associadas ao projeto alcançaram US$136 milhões, ainda pouco se comparado ao mercado global que é de US$ 64 bilhões”, explica Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brasil.
Em 2015, o Projeto Organics Brasil confirma presença nas duas principais feiras de negócios do setor: a Biofach (Alemanha – Nuremberg – 11 a 14 de fevereiro) e a Expo West (Estados Unidos – Anaheim – 4 a 8 de março), que juntas reúnem mais de 100 mil profissionais da cadeia de produtos orgânicos, naturais e sustentáveis de 120 países.
Via: Empreendedor