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Mitos Sobre Vendas por Telefone

03/06/2015

O setor de televendas ganhou força no mundo empresarial nos últimos anos, por isso é natural que surgissem também, uma série de enganos e equívocos que podem colocar em risco a atividade e o futuro dos vendedores que trabalham nele.

Você não precisa quebrar uma perna para descobrir isso, o importante é saber que o telefone pode ser usado como uma ferramenta para a realização de negócios e para aumentar o seu ganho.

Temo que você e sua empresa estejam perdendo dezenas, centenas de negócios neste momento, simplesmente por acreditarem em alguns destes poderosos mitos:
1 – Produtos de Alto Valor não se vendem por telefone, só pessoalmente.
Talvez esta seja uma das maiores crenças entre empresários e vendedores. No entanto, não passa de uma visão limitada sobre o alcance das televendas.
O sucesso de uma campanha de vendas por telefone depende muito de fatores como: banco de dados atualizado e direcionado, diferencial sobre a concorrência, estratégias e políticas de comercialização, ações de marketing como apoio, excelência no recrutamento e treinamento da equipe, e motivação e vontade dos vendedores. A venda é uma relação de causa e efeito, cujo sucesso depende de uma série de detalhes.
2 – Vendedor externo ganha mais do que vendedor interno.
As pessoas têm o hábito de generalizar as informações. Quando falamos em vendas por telefone, existe um número muito grande de operadores que trabalham em Call Center e ganham baixos salários, mas conheço vendedores internos que ganham ótimos salários, bem maiores que de vendedores externos, isso é muito relativo ao controle do trabalho.
3 –  Vender por telefone é só para mulheres.
Este mito teve origem no nascimento da atividade de televendas há alguns anos, mais ou menos na década de 70 no Brasil, onde muitas telefonistas passaram a exercer a função de vendedoras em televendas. Formou-se, assim, um público predominantemente feminino criando a falsa imagem de que esse negócio de vendas por telefone é para mulher.
4 – Televendas é para iniciantes.
Atualmente, esse setor responde pela contratação de 45% dos jovens que estão em seu primeiro emprego, ou seja, é um campo social importante.
Essa elevada porcentagem de contratação de iniciantes se dá porque as empresas estão todas loucas, querendo vender seus produtos e serviços, e por isso estão ampliando seus quadros de vendas. Além disso, um vendedor interno custa 50% a menos do que um vendedor externo, levando-se em conta o alto custo do combustível, estacionamentos, trânsito, seguro etc.
Mas existem outros 55% que o setor contrata e que não são iniciantes. Conheço uma porção de empresas que não contratam iniciantes, só querem vendedores com experiência. Portanto, isso não passa de mais um mito.
5 – Meus clientes preferem vendas feitas pessoalmente.
Isso não passa de uma mera suposição, pois muitos vendedores afirmam isso pelo simples fato de estarem acostumados a vender pessoalmente e de gostarem da rua e do contato pessoal com os clientes.
O que os clientes gostam realmente é de atenção e bom atendimento e para isso não se precisa obrigatoriamente do contato pessoal. Telefonemas em horários adequados, envios de correspondências e e-mails informativos fazem uma pós-venda tão eficiente quanto à venda pessoal.
6 – Pessoalmente é mais fácil vender do que por telefone.
Este mito é dito com freqüência por vendedores que conhecem somente um lado da moeda, ou seja, apenas uma modalidade de vendas.
Não se pode negar que na venda pessoal o vendedor dispõe de mais recursos visuais como: folhetos, gráficos, pesquisas entre outros. Por outro lado, ele enfrenta sérios problemas de locomoção, trânsito, calor, frio, chuva, falta de pontualidade dos clientes e preconceitos, fatores que não ocorrem com quem vende somente por telefone.
Cuidado com as crenças limitadoras que podem estar sabotando seu sucesso nas vendas por telefone. Vender por telefone é vender da mesma forma que vender pessoalmente é só se adaptar ao canal de vendas.
Via: NF. Service