Inscreva-se em nossa Newsletter

Fechar Fechar

Cadastre seu e-mail e receba informações
e promoções!

Fechar Fechar

Conte com nossos consultores
para ajudar na compra de seu produto

Compre pelo chat Compre pelo telefone

(11) 3341-1822

Compre pelo telefone *De 2ª a 6ª, das 8:30h às 18h00
*Sábados, das 8:30h às 12h30

O que são impressoras de Cupom Fiscal e Não Fiscal e a diferença entre elas

19/06/2015

Os dois modelos são muito utilizados por estabelecimentos comerciais para dar mais agilidade e organização no atendimento. O Cupom Fiscal pode comprovar uma venda e o Não Fiscal só pode ser utilizado para controle do local.

A impressora de cupom fiscal, também chamada de Emissor de Cupom Fiscal (ECF), foi fabricada com a finalidade de substituir o preenchimento manual das notas fiscais. Hoje é utilizada por 99% dos estabelecimentos comerciais, porque facilita e dá mais rapidez na hora de finalizar a compra com o cliente.

A principal característica de uma ECF é a memória fiscal, ou seja, todas as operações realizadas por uma impressora como essa ficarão arquivadas, sem que seja possível apagar ou remover. Porém, há um limite de armazenamento de informações que pode variar de acordo com o modelo.

Vale Lacre

Toda impressora de cupom fiscal precisa obrigatoriamente ser lacrada por um técnico autorizado antes de iniciar sua operação. Isso acontece porque é lei que todo estabelecimento comercial emita nota fiscal ao cliente. No Brasil, há um controle da venda e utilização desses equipamentos regulamentado por órgãos do Estado, que fazem vistorias em comércios para confirmar se está tudo dentro da regularidade. Também ajuda no momento da declaração do imposto de renda, pois fica tudo registrado e consequentemente diminui a possibilidade de sonegação.

Alguns modelos de impressoras de cupom fiscal disponibilizam o Vale Lacre, ou seja, basta o cliente levar o equipamento numa assistência técnica autorizada, onde um técnico irá colocar o lacre sem cobrar nada a mais por isso. Quando o Vale Lacre não está incluso na impressora, então ele será cobrado a parte no momento da instalação e o valor pode variar de um estabelecimento para outro.

Impressoras de Cupom Não Fiscal

Como o nome já diz, as impressoras de cupom não fiscal geram bilhetes sem valor fiscal, ou seja, não podem ser considerados comprovantes de uma venda. Elas são muito utilizadas por estabelecimentos comerciais que exigem um controle interno e externo como estacionamentos, restaurantes, hospitais, lavanderias, quiosques de ingressos, etc.

Existem dois modelos de impressoras de cupom não fiscal: matricial e térmica. A diferença está na tecnologia empregada na hora de realizar a impressão. A primeira, funciona como se fosse uma máquina de escrever, utilizando cabeças de impressão com agulhas mecânicas e fita com tinta. A segunda, imprime através de cabeças térmicas, utilizando um papel termo sensível que ao ser aquecido escurece o local.

Via: Bz tech