Inscreva-se em nossa Newsletter

Fechar Fechar

Cadastre seu e-mail e receba informações
e promoções!

Fechar Fechar

Conte com nossos consultores
para ajudar na compra de seu produto

Compre pelo chat Compre pelo telefone

(11) 3341-1822

Compre pelo telefone *De 2ª a 6ª, das 8:30h às 18h00
*Sábados, das 8:30h às 12h30

Parceria com contador é fundamental para crescimento sustentável das empresas

24/03/2015

O Contador possui um papel fundamental nas empresas. É através de suas orientações que o empresário consegue se programar para fazer futuros investimentos, aquisições de bens e admissões de empregados. Porém, o bom desempenho do contador não depende somente de seus conhecimentos técnicos e tributários, mas do relacionamento com a empresa que o contrata.

Fabio Barretta, diretor geral da Coan Contabilidade, escritório que atua há 33 anos atendendo empresas de pequeno, médio e grande porte, explica que a parceria ideal ocorre quando o empresário passa a enxergar o contador como mais um colaborador do quadro de funcionários, requisitando reuniões e solicitando apoio sempre que necessário. “Porém, vale lembrar que o contador deve estar munido de toda informação que envolve a atividade. Com isto, é possível produzir relatórios mais precisos e claros que irão servir como base para momentos em que será preciso tomar decisões estratégicas”, explica.

Por intermédio da contabilidade, o empresário terá mais controle de todos os departamentos de sua empresa. “Tanto do ponto de vista de lucro ou prejuízo, como do entendimento de pagar mais ou menos impostos e também saber o impacto das despesas em cada área. Por isso, o contador também pode ajudar no dia a dia da empresa, prestando consultoria na área de faturamento, financeiro e trabalhista”, destaca Barretta.

O relacionamento da empresa com o contador, ou com o profissional prestador de serviço, deve ter como base a confiança. “O empresário não pode ter receio de passar informação. Deve abrir as portas e ajudar para que esse profissional possa trabalhar da melhor forma possível. Assim, ele pode orientar de forma mais eficaz em diversas situações, por exemplo, como pagar menos impostos, prevenção de futuras ações trabalhista, maximização de lucros, e controle de gasto também”, alerta o especialista.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o papel do contador no planejamento tributário. “Trata-se de um dos principais motivos de uma empresa falir no Brasil, graças à alta carga tributária. Geralmente, em boa parte dos casos, quando chega a este ponto significa que essas instituições não tinham uma orientação ou uma assessoria de um bom contador , muitas vezes por que o próprio empresário não sabia como cobrar e incluir o contador no dia a dia da empresa”, conclui Fabio.

Via: JusBrasil