Inscreva-se em nossa Newsletter

Fechar Fechar

Cadastre seu e-mail e receba informações
e promoções!

Fechar Fechar

Conte com nossos consultores
para ajudar na compra de seu produto

Compre pelo chat Compre pelo telefone

(11) 3341-1822

Compre pelo telefone *De 2ª a 6ª, das 8:30h às 18h00
*Sábados, das 8:30h às 12h30

Por que e como incentivar a comunicação entre franqueados?

12/02/2015

A comunicação é um ponto fundamental em franquias: os franqueados atuam como sócios do franqueador, ou seja, eles têm responsabilidades e precisam dar as suas opiniões sobre o dia a dia do negócio.

Ocorre que esse tipo de troca nem sempre acontece. Os franqueados e franqueadores ganham muito se compartilharem as suas experiências entre si. Estabelecer um sistema de comunicação pensado nessa troca, portanto, é fundamental para que esse diálogo ocorra.
Com uma comunicação ativa e imediata, fica muito mais fácil criar estratégias de atuação e novas ações para a marca. Mudar planos que não estão dando certo também fica mais fácil. Além disso, qualquer problema operacional pode ser rapidamente solucionado com a troca de mensagens.
Agora, se já não é fácil promover uma comunicação interna eficiente dentro de uma empresa, imagina incentivar a troca de mensagens entre diversas unidades? De fato, trata-se de um desafio que requer muita organização do franqueador e profissionais que sejam responsáveis por essa função.
Conheça alguns caminhos que podem incentivar a comunicação interna dos franqueados:
Criação de um blog – Que tal concentrar importantes informações sobre o nicho de mercado da marca em um único lugar? Cada vez mais as empresas estão apostando e investindo na criação de um blog. Comece publicando as tendências do setor e abrindo um espaço para comentários, onde os franqueados compartilham suas experiências. Vale lembrar que o blog só faz diferença quando atualizado constantemente.
Lista de e-mail – Para assuntos internos, como movimentação do caixa e estratégias de negócio, o e-mail é o seu maior aliado. Pode ser uma solução simples, como a criação de uma lista de contato de todas as unidades. Assim, a comunicação fica mais organizada e direta.
Promover encontros pessoais – Os instrumentos virtuais de comunicação são ótimos, mas nada melhor do que um diálogo olho no olho. Claro, é impossível fazer encontros presenciais todo mês, ainda mais para franquias com atuação regional ou nacional. Aproveite, então, a realização de encontros pessoais para isso. Dependendo da demanda dos franqueados, esses encontros podem ser esporádicos ou anuais.
Colocando em prática essas atividades, a ideia é que todos saiam ganhando. Afinal de contas, os envolvidos precisam estar em sintonia para alcançar os seus objetivos: enquanto os franqueados querem obter sucesso na sua unidade, os franqueadores pretendem expandir ainda mais sua marca.
Via 100% Shopping