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Quais os benefícios da automação comercial?

13/04/2015

A automação comercial proporciona ganhos de operação e gestão contribuindo decisivamente para que as empresas comerciais conquistem e mantenham seus clientes incrementando seus lucros. A fidelização da clientela pela melhoria, padronização e ao mesmo tempo, percepção do atendimento individualizado.

A automação comercial oferece a racionalização dos processos: eliminação de tarefas repetitivas; minimiza erros em controles manuais; melhora o atendimento ao cliente interno e externo devido a alta qualidade e rapidez nas operações; além de permitir o aproveitamento das informações em tempo adequado para a tomada de decisão.

Entre os ganhos de operação estão: A redução no tempo de atendimento ao cliente, segurança e rapidez na liberação de cheques e cartões de crédito, negociação de preços ou prazos com os fornecedores, agilidade na devolução e troca de produtos, redução de erros por conta da captação, processamento e uso de informações confiáveis e baratas e eliminação de transcrições. Um ponto importante da automação comercial é a eliminação de atividades que não agregam valor para o consumidor, ou seja, atividades que representam custos adicionais para o lojista, mas que o cliente não percebe como um serviço importante para ele. Esse é o caso muito comum das tarefas burocráticas e administrativas, que representam despesas para o comerciante e não acrescentam nada para a clientela.

Como ganhos de gestão a comunicação ágil e segura com fornecedores via EDI, a facilidade para a apuração de margens, giro de estoque, descontos, segurança e rapidez no inventário de mercadorias e no controle físico e financeiro dos estoques, redução dos custos, aumento da segurança e maior eficiência na administração do fluxo de caixa, apuração correta de impostos e maior eficiência no planejamento tributário.

Resumidamente, através da automação comercial o lojista pode obter lucros adicionais e cativar a clientela frente a notável melhoria na qualidade nos serviços prestados.

Veja outros resultados obtidos:

Operação
• redução dos custos de atendimento, logística e compras;
• redução no tempo de atendimento ao cliente;
• melhor serviço para os clientes, através da emissão de cupons fiscais discriminando os produtos comprados, exibição clara e correta de preços e condições, etc.;
• segurança e rapidez na liberação de cheques e cartões de crédito, na concessão de crédito e na negociação de preços ou prazos;
• segurança e agilidade na devolução e troca de produtos;
• redução de erros por conta da captação automática de dados e do uso de fontes cadastrais únicas e da monitoração do trabalho humano;
• eficiência em serviços tais como entrega domiciliar e venda por encomenda;
• redução da papelada.

Gestão
• comunicação ágil e segura com fornecedores via EDI;
• facilidade para a apuração de margens, giro de estoque, descontos, no mais baixo nível de detalhe possível (por item) até os mais diversos resumos agregados, como por departamentos, grupos ou categorias de produtos, de compradores ou grupo de compradores;
• segurança e rapidez no inventário de mercadorias e no controle físico e financeiro dos estoques;
• redução dos custos, aumento da segurança e agilidade da contabilização;
• maior eficiência na administração do fluxo de caixa;
• agilidade na avaliação de risco de crédito, inadimplência, etc.

Conformidades Legais
• apuração correta de impostos;
• representação segura das operações perante o fisco;
• redução dos custos de apuração e controle de tributos;
• maior eficiência no planejamento tributário.

Via: Addmark