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TI: mero fornecedor de serviços?

19/02/2015

As radicais mudanças no perfil tecnológico das grandes companhias nos últimos anos (nuvem, mobilidade, entre outras) está mudando o perfil dos departamentos de TI. Para muitos CIO, o futuro desafio deste setor será de se tornar uma espécie de “fornecedor interno de serviços” nas empresas.

 

Essa constatação foi apresentada em um estudo divulgado esta semana pela PromonLogicalis, que ouviu 177 CIOs em 24 países, em todos os continentes.

De acordo com a pesquisa, cada vez mais os CIOs aceitam que seus colegas em linhas de negócios exerçam grande influência sobre as decisões de compra de TI e, em resposta, estão buscando ativamente reformular departamentos de TI.

O estudo mostrou que os executivos reconhecem que o equilíbrio do poder nos gastos com TIC já mudou de forma significativa e não dá sinais de retorno.

57% dos CIOs acreditam que os executivos de negócios ganharam mais poder nos últimos 12 meses. Já 28% dos entrevistados admite que as áreas de negócios já assumiram o poder na tomada de decisões de TIC, tomando 50% ou mais das decisões.

Para o futuro, os executivos também mantém a posição. 64% acreditam que a tendência irá continuar nos próximos três ou cinco anos, em comparação aos 44% que disseram o mesmo em uma pesquisa semelhante no ano passado.

Para o presidente e COO do grupo Logicalis, a resposta dos CIOs é que eles estão buscando abraçar um novo papel, focado no gerenciamento de serviços e infraestrutura.

“Como agora entramos na era do negócio assumindo o papel principal na definição das exigências e resultados de TI, não podemos continuar descrevendo essa nova dinâmica como algo subversivo, mas como a nova forma das organizações definirem e adquirirem suas necessidades de TI”, comenta o executivo.

Os CIOs reconhecem, porém, que ainda há muito trabalho a ser feito a fim de entregar essa transformação definida por serviços. Para Rogers, as integradoras e fornecedoras de softwares também terão um papel.

“Tudo isso significa que não apenas iremos ajudar o CIO na transição da organização, mas, crucialmente, teremos de identificar, capturar e entregar este plano multifornecedor que direciona o negócio, assim como também demonstrar, de forma mais clara, como as novas tecnologias e serviços se traduzem em aprimoramentos e resultados tangíveis para o negócio”, afirma o COO.

Outro dado que aponta este novo direcionamento é que 76% já consideram que a função da TI em sua organização é focada em serviços em vez de tecnologias e quase metade (41%) espera renomear o departamento de TI nos próximos dois anos, para refletir o papel gerenciador de serviços.

O perfil das equipes também está mudando. Apenas 34% dos CIOs citaram “habilidades técnicas” como prioridade ao recrutar profissionais de TI – os outros dois terços buscam habilidades de negócios como comunicação, gerenciamento de serviços e análise de negócios – e 65% estão preparados para pagar mais por profissionais de TI orientados a negócio.

Na parte de infraestrutura, quase metade 47% quer que a maioria de seus serviços de TI seja fornecida ou gerenciada por provedores externos de serviços, incluindo nuvem (IaaS, PaaS & SaaS).

Para o vice-presidente associado da IDC, Chris Barnard, os resultados da pesquisa confirmam a tendência que a IDC observa na indústria com a mudança para uma nova plataforma tecnológica, que é construída em mobilidade, nuvem, análise de big data e tecnologias sociais.

“Conforme a TI torna-se cada vez mais estratégicas para o negócio, as discussões devem deixar de ter foco em tecnologia e passar para o apoio aos objetivos do negócio”, conclui Barnard.

 

Via Baguete