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6 dicas para você ter sucesso no mercado de luxo

29/06/2015

A consolidação de uma empresa no mercado de luxo é bastante trabalhosa. Levam-se anos, aliás, para que uma empresa do setor seja, de fato, reconhecida pelo público. Basta pesquisar sobre as três primeiras marcas de luxo que lhe vierem à cabeça para perceber esse cenário. É muitíssimo provável que elas tenham pelo menos trinta anos de vida.

1. Construa uma marca
Como já foi dito, demora para uma marca ser considerada “de luxo”. Uma empresa pode nascer premium, ou seja, com produtos de qualidade superior. No entanto, quem define se a marca é ou não “de luxo” é o público.

2. Qualidade e atendimento não são diferenciais
Em vários negócios, qualidade e atendimento de excelência são considerados diferenciais. No mercado de luxo, não. Quem se baseia nesses dois fatores para se descolar da concorrência não é do mercado de luxo, mas do mercado premium.

3. Vários tipos de luxo
Há três subdivisões no setor: o luxo acessível, o intermediário e o inacessível. Há empresas que apostam apenas em produtos ditos inacessíveis, caros para a grande maioria da população, como carros de luxo. E há negócios que oferecem artigos que se enquadram nos três estágios.

4. Venda uma experiência completa
É possível viver por anos e não comprar um produto luxuoso. Além do mais, há várias concorrentes que vendem produtos com preços muito menores que os de grandes grifes. O que faz alguém comprar algo mais caro é ter uma experiência de compra. É preciso ter atenção a todos os detalhes: o serviço, o produto, a embalagem, a sacolinha. Tudo tem que ser perfeito.

5. Surpreenda
Além do foco nos detalhes, deve-se surpreender o cliente. Reconhecemos que, para uma pequena empresa, fica difícil fazer grandes promoções, ou oferecer viagens e grandes presentes. Mas que, apesar disso, é possível “pensar fora da caixa”. É possível oferecer produtos de empresas parceiras ou convites para que os clientes acompanhem o processo de fabricação dos produtos.

6. Inspire-se com quem já conquistou o sucesso
É importante monitorar as ações de grandes marcas do mercado de luxo. Dá para se inspirar nas ações macro dessas empresas e pensar em iniciativas micro, adaptadas à realidade de cada negócio.

Via: Pequenas Empresas & Grandes Negócios