Inscreva-se em nossa Newsletter

Fechar Fechar

Cadastre seu e-mail e receba informações
e promoções!

Fechar Fechar

Conte com nossos consultores
para ajudar na compra de seu produto

Compre pelo chat Compre pelo telefone

(11) 3341-1822

Compre pelo telefone *De 2ª a 6ª, das 8:30h às 18h00
*Sábados, das 8:30h às 12h30

Sua empresa precisa de um software de gestão?

05/08/2015

Ao dar a partida em um pequeno negócios, muitos empreendedores fazem todo o planejamento e a gestão por meio de tabelas de Excel. No início, essa ferramenta ajuda a monitorar o volume de estoque e controlar o fluxo do caixa.

Mas quando as vendas começam a aumentar, manter todas as informações atualizadas e organizadas pode ser uma tarefa complicada.

É neste momento que começam a se perder no controle da empresa e, sem os números necessários, torna-se inviável realizar um bom planejamento.

Isso pode ser fatal. De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) São Paulo, a gestão precária da empresa nos primeiros anos é uma das principais causas da mortalidade de novos negócios.

Em épocas de crise, os cuidados precisam ser redobrados porque empresas de pequeno porte estão mais suscetíveis às oscilações econômicas. No primeiro semestre de 2015, os pedidos de falência acumularam alta de 9,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre as empresas que enceram suas atividade, 85% eram pequenos negócios.

A maioria das empresas de pequeno porte ainda emite as notas de forma manual preenchendo uma por uma. Essa tarefa demanda muito tempo do empreendedor ou de seus funcionários e pode gerar custos elevados.

Para ajudar os empresários de primeira viagem há disponíveis no mercado diversos softwares de gestão – um sistema que automatiza e organiza os processos internos e ajuda a empresa a se adequar a leis fiscais.

Mas para quem não está muito familiarizado, escolher  um sistema eficaz pode ser uma dor de cabeça. Para evitar aborrecimentos, confira os conselhos de Bretas sobre os softwares de gestão:

O MOMENTO CERTO

O principal critério para adotar um software de gestão é muito simples: a necessidade. Nem todas as empresas precisam obrigatoriamente de um programa de computador.  Para gerir um negócio com poucas operações, uma planilha pode ser suficiente para manter as contas em ordem.

O momento certo é quando a empresa está aumentando seu faturamento ou se o empreendedor percebe que existe um potencial de crescimento nos próximos meses ou anos. Esse é o melhor momento porque o software permite que o empresário cresça de forma organizada.

Além de organizar fluxo de caixa e o estoque, os softwares de gestão produzem relatórios e gráficos que ajudam os empreendedores a entender a situação real da empresa e a planejar quais são os próximos dados que podem ser passos.

Via: Diário do Comércio