Fechar
Fechar
01/03/2015
Dados do Sebrae mostram que quase um terço das empresas não sobrevive sequer ao primeiro ano. Para fazer aniversário, manter o empreendimento em crescimento e atrair investidores, Altair Alves, contador, dá algumas dicas:
1. Estar bem alinhado com os sócios desde o começo
É importante conversar com os sócios sobre as pretensões para a startup desde que ela é criada. “Se, por exemplo, uma possível venda não é debatida e, mais para frente, um quiser vender e o outro não, haverá dificuldades que podem prejudicar o crescimento do negócio”, elucida Altair Alves. Uma ruptura na empresa também pode desvalorizar sua comercialização. “É como casamento: para dar certo tem que haver diálogo”, completa o contador.
2. Contabilidade em dia
A empresa deve estar em ordem com o fisco, pois ter passivos tributários compromete o valor pelo qual a startup será comercializada – e pode, inclusive, resultar na desistência do comprador. Neste sentido, saber em qual regime tributário o empreendimento se enquadra ajuda a pagar impostos sem ter gastos desnecessários. “Um profissional capacitado e atualizado irá assegurar que a empresa preste contas corretamente da sua atividade”, explica Alves.
3. Transparência nas finanças
Para que um futuro comprador ou investidor tenha as dimensões reais da lucratividade da empresa, é necessário deixar as finanças em ordem, com custos, receita e faturamento claros. Também por uma questão de transparência, o empreendedor precisa separar os gastos pessoais daqueles do negócio. Se todos os valores são computados juntos, é difícil saber o que são custos corporativos e quais são particulares. “Não é porque a empresa é pequena que não precisa ter tudo formalizado”, diz o contador.
Via empreendedor